home pt 1

rede

Reconhecimento

Ojedez2013-small

João Costa Duarte
COSTA DUARTE – Corretor de Seguros, SA
www.costaduarte.pt

 

Num momento em que atravessamos uma profunda crise de valores, é gratificante ver o sentido de solidariedade de famílias e empresas, em especial quando vivemos uma conjuntura financeira bastante apertada e que, duma maneira ou de outra, a todos afeta.

Como cristão, recordo o trabalho de combate à pobreza que a igreja católica vem fazendo há mais de dois mil anos e, mais recentemente, realço as palavras inspiradoras do Papa Francisco para lutar contra a exclusão e desigualdade que carateriza a sociedade contemporânea.

Como pai de dois filhos universitários, vejo em muitos jovens desta geração um sentido de interesses e responsabilidades, estando atentos ao mundo que os rodeia em ações diversas de apoio a sem abrigos, de visitas hospitais, a lares de terceira idade ou a prisões, entre muitas outras iniciativas.

Como gestor na atividade seguradora, revejo-me nas preocupações sociais de muitos empresários nas relações com fornecedores, condições de trabalho, responsabilidades ambientais e junto de instituições de solidariedade social.

Nos últimos anos, colaborando na gestão do programa de seguros, tive o privilégio de testemunhar o extraordinário trabalho que a Senhora Drª Isabel Jonet e toda a sua equipa têm realizado na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, lutando diariamente contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para que possam chegar a quem tem carências alimentares.

Para além das recolhas de alimentos nas grandes superfícies que ocorrem duas vezes por ano, diariamente centenas de pessoas, jovens, adultos ou reformados, empregados ou desempregados, estão envolvidos duma forma anónima com os 20 Bancos Alimentares espalhados pelo país, ao serviço de centenas de instituições que lutam contra a fome em Portugal.

São estas pessoas que nos fazem sentir pequenos, são estas pessoas que nos motivam para fazer mais e melhor.

João Costa Duarte

OJE, Sexta-Feira, 20 de Dezembro de 2013

 
Voltar à lista | Ir para o topo | Download disponível